terça-feira, 11 de agosto de 2015

Denúncia: educação abandonada em Magé/RJ

Nesta semana, o Foca na Notícia recebeu uma grave denúncia de pais e moradores relatando o terrível abandono e descaso na Escola Municipal Prof.ª Alice Silva Santos Paiva (conhecida como: Escola da Rua 1), no bairro Jardim Novo Horizonte, município de Magé/RJ.                         


As aulas retornaram no dia 03/08, e a escola ainda encontra-se em situação inapropriada para o uso. Visitamos o local e o descaso com a educação é alarmante. Na entrada da escola encontramos lixos, folhas, pichações no muro e não há letreiro para visualizar o nome do colégio.


                                   
                                       
Segundo o relato das mães, a prefeitura de Magé prometeu obra durante as férias, e com o retorno, os alunos iriam ser transferidos para a FAETEC (escola curso) que atualmente está fechada. As crianças iriam percorrer aproximadamente 1 km até o local. A distância e o caminho preocupam os pais; os estudantes, para chegar até o local, deveriam atravessar a linha férrea, local perigoso onde frequentemente ocorrem acidentes com carros e pedestres.

                                                          
                   
As mães informaram que: ''há ratos nas cisternas, a escola não fornece água para os alunos; quando chove, a instituição alaga, há fiações soltas que foram tampadas com tnt por professores, e mesmo assim é um perigo para as crianças, podendo ocorrer um curto circuito.''

Sala de aula alagada após a chuva.

Logo após o término da entrevista, os alunos de uma determinada turma foram notificados de que não haveria aula. Indignada e sentido-se desrespeitada, a mãe de um dos alunos suspensos por falta de aula, desabafou com o Foca na Notícia.

                                       


Educação é direito da criança e do adolescente, direito à escola de qualidade. Zelar por esses direitos é obrigação do município de Magé; oferecer um ensino de qualidade, uma escola adequada.

O Foca na Notícia entrará em contato com o prefeito Nestor Vital. Aguardaremos urgentes medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário