sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Reduzem em quase 10% o índice de casais com filhos, diz IBGE

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos o indicador recuou 18,6%, chegando a 1,74 filho por mulher em 2014. Os números estão na Síntese de Indicadores Sociais 2015.
O número de casais com filhos ainda está em alta, mas houve redução na proporção: de 51%, em 2004, passou a 42,9% do total, em 2014.

                                  
E casais que escolheram continuar como eternos namorados, são quase 20% no país, de acordo com o IBGE.
De acordo com o estudo, o aprofundamento da modernização das relações sociais, o aumento da escolaridade e da inserção das mulheres no mundo do trabalho também são fatores que produzem alterações nos arranjos familiares", diz a Síntese de Indicadores Sociais.
As adolescentes (de 15 a 19 anos) também estão tendo menos filhos. A maioria daquelas com ao menos um filho tinha 18 ou 19 anos de idade. A maior parte (59,7%) não estudava e não trabalhava quando foi feita a pesquisa.
As jovens deixam os estudos para se dedicarem a maternidade. Em entrevista com Samira, que foi mãe aos 19 anos, ela nos contou que '' não é sempre que posso sair, meu corpo mudou muito, agora tudo que faço ele vem sempre em primeiro plano." Disse.                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário