terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Novembro termina com 1.248 casos de microcefalia

Atualização - 29/12/2015

Em dezembro, Brasil tem 
2.975 casos suspeitos de microcefalia, segundo o Ministério da Saúde.  E ainda são investigadas  40 mortes suspeitas de microcefalia relacionada ao zika vírus são investigadas. 



Neste sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a ligação da doença '' Zika Vírus'' transmita pelo mosquito Aedes aegypti com a epidemia da microcefalia. O mosquito também transmite a dengue e a chikungunya . Foram registrados no Brasil somente no mês de novembro, 1.248 casos de microcefalia. A maior taxa da microcefalia em Pernambuco, com 646 dos casos. 
                             
                                       
A microcefalia é 
uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.  A doença é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 33 cm, o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.  Ao nascer a bebê adquire: déficit cognitivo, visual ou auditivo e epilepsia.
                                              

Este pequeno mosquito traz grandes e sérios problemas. 
O vírus provoca sintomas parecidos com os da dengue: febre alta, dor de cabeça e no corpo, manchas avermelhadas, dores musculares e nas articulações. Também pode causar inflamações nos pés e nas mãos, conjuntivite e edemas nos membros inferiores. Os sintomas costumam durar entre 4 e 7 dias.
Há outros sintomas menos frequentes, como vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite.

                                       

Segundo o Ministério da Saúde, ''os repelentes presentes no mercado podem ser usados por grávidas para prevenção contra o zika'',informou. É 
recomendável o uso de mosquiteiros com inseticidas, além da instalação de telas. É importante também que as gestantes mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.
                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário